Acesso remoto em rede local gratuito

Recentemente enquanto visitava um cliente, ele comentou sobre sua desagradável experiência com programas de acesso remoto freemium (gratuitos com limitações que só tem funcionamento pleno após adquirir um plano pago) e me pediu para levantar o custo de adquirir uma solução paga dentro do orçamento para usar somente entre os computadores dentro da própria empresa (rede local).

Para nossa surpresa, vários dos programas de “acesso remoto” mais populares, têm custos extremamente elevados o que de imediato nos fez buscar soluções totalmente gratuitas.

Após varias tentativas, o programa que melhor se adequou as necessidades do cliente foi esse:

logo-tightvnc
Tight VNC

Software gratuito para acesso remoto

Vantagens: Programa leve, Gratuito, fácil de instalar, configurar e usar.

Desvantagens: Pequeno atraso (Delay) ao interagir com a maquina remota, utiliza senha de baixa segurança (apenas 8 caracteres), interface (aparência) estilo Windows 98.

Em nossos testes usamos o programa apenas para acessar computadores conectados na mesma rede por ser essa a necessidade do cliente, dependo do seu uso, podem ser necessárias configurações adicionais como abrir portas no modem e etc. E apesar do pequeno atraso (Delay) ao interagir com a maquina remota esse fato não chega a ser algo que prejudique durante o uso do programa.

Para que o programa funcione corretamente, o processo de instalação deve ser feito em pelo menos duas maquinas que aqui vamos chamar de “computador de origem” (maquina inicia o acesso) e “computador destino” (maquina acessada remotamente).

Apesar de não ser obrigatório recomendamos utilizar “IP Fixo” nos computadores, a fim de facilitar o uso freqüente do Tight VNC já que ele utiliza explicitamente o IP do computador para fazer o acesso remoto.

Como instalar:

1° Faça o download do instalador no site https://www.tightvnc.com/

2° Para instalar, basta executar o programa e fazer o mesmo das imagens a seguir no computador de origem:

01

02

03

04

05

06

07

3° Agora repita os passos 1 e 2 no computador de destino

4° Anote o IP do computador de destino, para ver qual o IP do computador basta posicionar o mouse sobre o ícone do programa que fica no canto direito da barra de tarefas (perto do relógio).

09

5° Volte ao computador de origem e execute o programa TightVNC Viewer

10

6° Digite o IP que você anotou, em seguida pressione Connect será solicitada a senha do computador destino, basta digitar a senha e apertar Enter:

12

Pronto, agora é só aproveitar seu primeiro acesso remoto com TightVNC

13

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s