Desativar modo ultra econômia de energia no samsung SM-A510M (sem fazer hard reset)

Hoje dia 1 janeiro de 2017, chegou em minhas mãos um smartphone samsung SM-A510M, com a tela monocromática (preto e branco) e com funcionalidades limitadas só conseguia fazer ligações e acessar a internet e grande parte dos aplicativos não estava visível.

Apos visitar alguns fóruns e ler o manual do dispositivo no site do fabricante entendi que o cliente havia ativado o “modo de ultra econômia de energia” por engano, porém para minha surpresa existe um “bug” que depois de ativo o “modo ultra” o botão “MAIS” onde encontramos a opção para “desativar o modo ultra” simplesmente não está visível.

Solução

Depois de algumas tentativas, pelo próprio aparelho baixei o app Ultra Power Saving Mode (em árabe ) durante a instalação foi necessário ativar a opção “Fontes desconhecidas”, depois de finalizada a instalação quando cliquei para abrir o app a tela ficou toda preta por alguns segundos então eis que surge “a luz” nessa hora o celular me deu a opção de escolher qual  “launcher” eu gostaria de usar. Então escolhi a opção “lançador” e para minha alegria a opção “MAIS” ficou visível novamente ai foi só seguir os passos do exemplo no site oficial da samsung.

Conclusão

Nesse caso, o “bug” que faz o botão “MAIS” sumir aparentemente tem ligação direta com a alteração do “launcher do sistema” que segundo a Wikipédia no Android é a parte responsável pela tela inicial do sistema e por iniciar os aplicativos.

Isso me faz supor que para cada modo de energia (normal, econômico, ultra econômico) existe um launcher especifico e que esse detalhe do “MAIS” passou despercebido.

Lembrando que essa é a “minha teoria” do porque esse “bug” acontece.

7 comentários sobre “Desativar modo ultra econômia de energia no samsung SM-A510M (sem fazer hard reset)

  1. iuri disse:

    Tenho este mesmo problema. No entanto, meu menu de configurações está incompleto, aparentemente também pelo modo de ultra economia. Portanto, não consigo instalar um launcher, já que não tenho como ativar fontes desconhecidas.
    Para melhorar, meu botão on off está meio emperrado e não consigo resetar nem fazer hard reset. Pode me ajudar?

    Curtir

    1. christophernecx disse:

      Boa noite Iuri,
      o aplicativo “Ultra Power Saving Mode APK” permite que você escolha qual launcher já instalado você quer utilizar,
      o ideal seria voltar o padrão que para mim apareceu como o nome de “Lançador”.
      Caso esteja com dificuldades em baixar e instalar o aplicativo também esta disponível na Play Store nesse link:

      https://play.google.com/store/apps/details?id=ir.maxdroid.ultrapowersave.free

      Após a instalação basta clicar sobre o ícone do aplicativo

      Se ele mostrar uma mensagem clique na opção da esquerda (estará escrito em árabe não faço ideia do que significa)

      Feito isso a tela vai escurecer
      depois basta escolher a opção “Lançador”

      Agora é só deslizar o dedo de cima para baixo

      clicar em menu (três pontinhos em pé)
      depois “MAIS”
      e então “Desativar Modo Ultra”

      Fico a disposição

      Boa sorte

      Curtir

  2. Iuri disse:

    Agradeço a ajuda. Mas acabei faZendo mesmo o hard reset. Está solução com apk não era possível pois nao tinha desbloqueado o celular para apps fora da google play. Ate tentei instalar via google play logando pelo navegador, mas não conseguia abrir. Achei bem estranho o estado em que o aparelho ficou. As configs estavam muito limitadas, impossibilitado que eu pudesse instalar os apps de bateria.

    Curtir

  3. thaianeelo disse:

    Olá. Eu tenho um J2Prime que está com um problema parecido. Meu celular descarregou no modo de Ultra Economia, quando eu liguei fui tentar tirar o modo e não deu, o celular fica reiniciando toda vez que clico na opção “desativar modo de Economia Máxima”. Preciso de ajuda, não quero formatar meu lindo e belo!

    Curtir

    1. christophernecx disse:

      Boa noite Thaiane,
      caso a solução proposta no artigo não atenda a sua necessidade por se tratarem de modelos diferentes, posso sugerir algumas alternativas que atendem a maioria dos erros comuns:
      Antes de tentar qualquer uma delas certifique-se de que a bateria esteja com carga completa.
      1- Verifique se o aparelho tem memoria interna disponível (a falta de memoria interna é em muitos casos o responsável por comportamentos estranhos, caso esteja muito cheia esvazie o máximo que puder)
      2- Verifique se o aparelho possui todas as atualizações do sistema (se for um bug isso pode ter sido corrigido em uma atualização de segurança);
      3- Esse passo é mais avançado e requer certo cuidado recomendo fazer um backup dos seus dados, entre no “Recovery Mode” do seu aparelho e selecione a opção “wipe cache partition”. (Essa opção vai limpar os arquivos temporários do sistema que no seu caso pode ter sido corrompido no momento em que a bateria descarregou totalmente)

      Fico a disposição

      Boa sorte

      Curtir

    1. christophernecx disse:

      Boa tarde Quésia Barbosa,
      nos testes que fiz deixar a bateria descarregar por completo não resolveu o problema.
      Entre os aparelhos que pude verificar pessoalmente a solução proposta no artigo foi a unica que resolveu,
      pelo menos comigo.

      Fico a disposição

      Boa sorte

      Curtir

Deixe um comentário